A sentença foi proferida na noite desta quinta-feira (11/9) após a conclusão dos votos que o condenaram pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado
Brasília/DF - A Quinta Turma do Tribunal Supremo Tribunal Federal (STF) condenou a 27 anos e três meses de prisão o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado. A pena foi definida na noite desta quinta-feira (11/9) logo após o fim do julgamento.
A sentença determina que Bolsonaro deve cumprir 20 anos e nove meses de prisão em regime fechado até progredir para o regime aberto. Todos os ministros, exceto Luiz Fux, acompanharam o relator Alexandre de Moraes. Fux, por ter absolvido Bolsonaro, preferiu não se pronunciar quanto a pena.
O julgamento é considerado histórico por ser a primeira vez que os autores de uma tentativa de golpe de Estado são julgados e condenados no Brasil.
Por Tina DeBord

Comentários
Postar um comentário