O evento acontece neste sábado (25/11) e domingo (26/11), na Praça dos Esportes Radicais. Além de culinária variada, o festival ainda terá atrações artísticas, como shows de Nilson Chaves e Alex Santti
A organização do evento é da Associação Búfalos de Ferro (ABF), Queijaria Cosanostra e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará), contando com apoio do Governo do Estado, Prefeitura de Parauapebas, vereadores e empresários.
Os olhos, o olfato atraindo paladar e chegando na boca um “Filet de tartaruga ao queijo de búfala”. Deu água na boca? E que tal?: Pizza à Moda Açaizal” e “Carneiro de Ouro”. Esses e outros pratos poderão ser encontrados e, melhor ainda, degustados. Essas delícias serão preparadas ao vivo na "Cozinha Show" do evento por chefs renomados não apenas de Parauapebas, assim também como de Belém, do Marajó e de Marabá.
Enquanto isso, em outra cozinha bem equipada, chefs profissionais e amadores de Parauapebas e de mais oito municípios irão usar a criatividade na elaboração de pratos que façam suspirar os júris responsáveis em premiar os melhores sabores. São quase R$ 20 mil em premiação para as melhores comidas preparadas, com carne de búfalo e/ou derivados.
O público poderá participar da "Cozinha Show" e visitar os estandes de artesanato, como da Secretaria Municipal de Turismo e da Emater, entre outros. E para ouvir e dançar terão shows do músico paraense Nilson Chaves e do cantor da terra, Alex Santti, que vai lançar músicas inéditas, encerrando com chave de ouro a festividade.
Outra novidade deste ano é que a Emater levará búfalos para o evento, para que o público constate a docilidade do animal. Técnicos ainda irão mostrar as vantagens nutricionais da carne e do leite bubalinos sobre os produtos bovinos. Outros destaques são espaços para participação das crianças e inclusão social.
De acordo com o coordenador do Escritório Local da Emater-Pará em Parauapebas, zootecnista Ailton Souza Silveira, “só de alface, cheiro-verde e rúcula, por exemplo, a estimativa da Emater é de oferta de cinco mil unidades, por conta de um curso de hidroponia promovido de segunda-feira (20) até esta quarta-feira (22), para 50 famílias de seis comunidades, como parte da programação do Festival.”
Durante o Festival, a previsão é que a Emater, ainda, entregue solenemente 40 cadastros nacionais de agricultura familiar (Cafs) individuais, três Cafs jurídicas, cinco Cadastros Ambientais Rurais (Cars) e cinco assinaturas de contrato de Crédito Rural no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), através dos agentes financeiros Banco da Amazônia (Basa) e Banco do Brasil (BB).
Para o produtor Geraldo Pedro de Oliveira Neto, de 41 anos, que está à frente do Buffalo’s Gourmet, a Emater merece agradecimentos. “Ela tem um papel fundamental no sucesso da quarta edição do Evento. Esta parceria proporcionou a presença de empreendedores da agricultura familiar, com hortas que vão abastecer a 'Cozinha Show' e a presença de animais, como búfalos, peixes e carneiros. Tudo isso presenteia a população de Parauapebas com muitas novidades”, diz o produtor, que é proprietário do Sítio Açaizal, sede da Rota do Búfalo, onde ele trabalha com 100 búfalos, em média.
Para o Supervisor da Emater-Pará - Regional Marabá -, engenheiro florestal Fernando Araújo, “o município de Parauapebas é um polo estratégico não só da mineração, mais também da Agricultura Familiar, do Turismo e da produção de conhecimentos, através das universidades, do Instituto Federal, da Emater-Pará e outras organizações”.
Fonte: Emater-PA






Comentários
Postar um comentário