Prefeitura vai decretar situação de emergência

O nível do Rio Tocantins amanheceu hoje, 3 de março, em 11,56 centímetros. O Prefeito Maurino Magalhães deve decretar nas próximas horas situação de emergência. Com isso, o município pode receber ajuda dos governos Federal e Estadual para socorrer os desabrigados, que até o final da tarde ontem já chegava a 1.992 pessoas, num total de 338 famílias atingidas pela enchente

Na Marabá Pioneira, as vias já afetadas pela enchente são: Ruas São Pedro, Bartolomeu igreja, São João, Barão do Rio Branco, 7 de Junho, Magalhães Barata, Moisés Junes,  Benjamim Constant; Avenidas: Pará, Silvino Santis, Marabá, Getulio Vargas (Vila do rato); Travessas: Antônio Pimentel, N.ª Sr.ª das Graças, Augusto Dias, 13 de Maio, Mestre Olívio, Plácido de Castro, Coqueiro e Manoel Moreira.

Na Nova Marabá as águas já atingiram na Folha 33 as quadras - 03, 11, 14, 21, 24, 25, 34, 37 e 38; e Folha 25:  Quadra – 02. Em São Félix: Ruas: Beira Rio, Itatocan.

No Núcleo Cidade Nova, a enchente já atingiu moradores do bairro Independência  (Balneário Vavazão); Novo Planalto (Rua do Arame); Amapá (Rua do Aeroporto);  Filadélfia;  Belo Horizonte  (Avenida Manaus e Invasão da Lucinha).

Ainda ontem a Secretaria de Obras iniciou a limpeza de um terreno público no Bairro do Amapá, para construir um abrigo com capacidade para 40 famílias. A Defesa Civil Municipal está trabalhando com 25 caminhões no transporte das vítimas da enchente.

Fora isso, também estão envolvidos na ação parceiros como o Exercito Brasileiro, com quatro viaturas; e Corpo de Bombeiros, com dois veículos, além do efetivo das duas corporações.      O Corpo de Bombeiros também iniciou o apoio com uma viatura tipo AT, com capacidade para 12 mil litros de água, para abastecer os abrigos.

Os abrigos estão sendo monitorados por  três viaturas do Corpo de Bombeiros, sendo uma ambulância e duas camionetes de resgate, no sentido de apoiar famílias e pessoas com necessidades de transporte e atendimento emergencial. Em todos os abrigos, está sendo feito o monitoramento de pessoas e o cadastro das famílias para controle da Coordenação Municipal de Defesa Civil,

Até ontem 73 famílias haviam sido deslocada; 147 desalojadas ; e 186 desabrigadas. Num total de 338 famílias atingidas, com 1.992 pessoas afetadas.


Comentários