Preta Gil é velada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Preta morreu aos 50 anos, no último domingo (20/7), nos EUA, onde estava para fazer um tratamento experimental contra o câncer de intestino, descoberto em janeiro de 2023


Familiares, amigos e fãs de Preta Gil comparecem ao velório da cantora na manhã desta sexta-feira (25/7), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A cerimônia foi aberta ao público cumprindo um pedido da artista, que morreu aos 50 anos, no último domingo (20/7), nos EUA, onde estava desde maio deste ano para fazer um tratamento experimental contra o câncer de intestino, descoberto em janeiro de 2023.

Soraya Rocha, maquiadora de Preta, foi a primeira a chegar, seguida do empresário Danilo Faro e de Tiago Abravanel. Taís Araujo, Luís Miranda e outros famosos também despediram-se à amiga.

Foi reservado aos amigos e familiares um espaço no saguão do teatro, onde foi instalado um telão de LED com imagens da cantora. Segundo a família Gil, não estão previstas apresentações musicais ou trio elétrico durante a despedida da artista.

A data do velório da artista marca o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, o que é bem representativo ao honrar uma grande referência feminina da negritude brasileira. Preta sempre lutou contra o racismo e foi porta-voz do empoderamento pautado no amor-próprio.

A Prefeitura do Rio informou, nessa quinta-feira (24), que várias ruas no entorno do Theatro Municipal terão interdições para o acolhimento dos fãs que vão comparecer ao velório de Preta Gil, nesta sexta (25). Equipes da Centro de Operações e Resiliência (COR), CET-Rio, Guarda Municipal e Comlurb participarão do esquema.

O cortejo passará pelo circuito de megablocos da cidade, que ganhou o nome da artista, que foi grande incentivadora do carnaval de rua na capital fluminense. Ela comandava o "Bloco da Preta". A proibição de tráfego nas vias próximas do Theatro Municipal começou na quinta, a partir das 19h.

O corpo da artista chegou ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, nessa quinta (25), e foi levado para o Rio de Janeiro logo sem seguida.

Após o velório, o corpo da artista será levado à capela ecumênica do Crematório e Cemitério da Penitência por volta das 15h, onde ocorrerá uma cerimônia de despedida exclusiva para familiares e amigos próximos até as 17h. O cortejo será feito no carro do Corpo de Bombeiros.


Comentários